quarta-feira, 24 de junho de 2009

Inatismo na Educação

Sabemos que para essa teoria o homem já nasce pronto, o que significa que as experiências pouco importam já que a sua personalidade, os seus valores, os pensamentos, as emoções e até a sua conduta social são a priori.
A consequência disso (o homem ser biologicamente determinado) em sociedade é a justificação de hierarquias, classes sociais, tornando a mobilidade social inconcebível.
Na educação essa concepção pode assim ser caracterizada:
  • "O conhecimento é pré-formado, e as estruturas mentais se atualizam na medida que o ser humano amadurece, vai reorganizando sua inteligência pelas percepções que tem da realidade, vai se tornando apto a realizar aprendizagens cada vez mais complexas.
  • A aprendizagem consiste no armazenamento das informações prontas, acabadas, através da memória.
  • O ensino consiste na transmissão do conhecimento, através da exposição de conteúdos organizados de acordo com a lógica do professor, ainda que sem significado para os alunos.
  • A avaliação consiste em medir o quanto das informações passadas foram retidas na memória pelos alunos. O grau de aprendizagem mede-se pelo estoque de informações acumuladas."

Referências Bibliográficas: Disponível em <http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=9850&chapterid=8906>. Acesso em 12/06/2009 às 14h.

Um comentário: